Trabalho voluntário e suas vantagens para o currículo

A grande maioria dos estudantes, que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho, não possui experiência profissional, o que gera uma certa dificuldade na elaboração do currículo e na conquista de uma vaga de estágio e aprendizagem. Uma das soluções para essa questão é o Trabalho Voluntário.

O voluntariado é muito bem visto pelas empresas. Jovens que se dedicam a alguma causa ganham pontos no momento da seleção. Ao ser voluntário, o jovem desenvolve competências que poderão ser utilizadas no dia a dia profissional. Demonstra iniciativa, capacidade de lidar com pessoas diferentes e habilidade de comunicação. Ser voluntário é mais do que dedicar um tempo de sua vida sem receber remuneração, é ser participativo, solidário, aprender e ensinar. E o voluntariado ensina muito mesmo! Não basta ter boa vontade, é preciso ter compromisso e esse comprometimento contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ser voluntário ensina a ter disciplina, pontualidade e responsabilidade, características muito apreciadas pela empresas.

Segundo pesquisa realizada em 2015, na hora de escolher um candidato, as empresas valorizam também experiência em trabalhos voluntários além do domínio de um segundo idioma, o que prova a importância do voluntariado, especialmente para quem está começando uma carreira.

Leave a Reply