As férias acabaram! E agora?

 

Aiii, que saudade das férias! Mais tempo em casa, festas de natal e ano novo, saídas com os amigos, bloquinhos no carnaval e muita comida boa e descanso não é mesmo? Durante as férias é normal darmos uma escorregadinha nos estudos, quebrando todos os ritmos e rotinas que temos constantemente. O problema é que muitas vezes bate aquele desanimo e nos culpamos por não conseguimos retomar da forma desejada.  E agora? O que fazer?

PRIMEIRAMENTE….

Não se culpe! Não adianta nada ficar bravo consigo mesmo por não conseguir voltar a estudar com o mesmo empenho. Lembre-se que o seu cérebro ficou desacostumado a tantas atividades ou muitas horas de estudo. Se você forçar sua “cachola” a funcionar a todo vapor de uma vez só, ela vai entrar em curto-circuito e queimar.

Então, o segredo é dar pequenos passos, um de cada vez. Comece com 1h ou 2h de estudos por dia no máximo, e continue tendo momentos de lazer. Afinal, você não precisa se privar de fazer o que gosta. O importante é ir aumentando esse tempo de estudos aos poucos, até chegar a quantidade de horas a qual você estava acostumado antes de “sair da linha”.

Outra coisa: em alguns momentos as coisas vão parecer difíceis e talvez você fique com a sensação de que “nada vai dar certo”, ou que “são muitas matérias e eu nunca vou conseguir colocar isso tudo em dia”. Mas nesses momentos, você deve praticar o amor próprio. Seja otimista! Acredite em si mesmo, okay?

PRÓXIMOS PASSOS….

Foque nos seus objetivos. Você pode estar estudando para o vestibular, para a faculdade, para a escola, ou até mesmo para um curso de inglês. Não importa o quê, mas sim o porquê. Lembre-se sempre o que você quer e porque quer isso. Isso te trará mais motivação.

Comece a estudar com as matérias que você mais gosta. Se você ama história e português, comece por elas. Aos poucos vá alternando entre matérias que curte mais, e outras que tem dificuldades. Assim você não se cansa e nem deixa de aprender mais. E lembre-se que todos nós temos capacidade de sobra para conquistar o que precisamos.

Você também pode estabelecer novas metas em sua velha rotina. Coisas simples como ter novos hobbies, praticar exercícios físicos, ficar mais tempo com a sua família, e entre outros. Isso te trará mais vontade e motivação de se reorganizar para praticar outras coisas que queira fazer ou aprender.

E AGORA…VAI FUNDO!

Crie para si, um sistema de recompensas pessoais. As recompensas podem ser um doce delicioso, assistir seu seriado favorito, ou qualquer coisa da qual você goste muito. Essa estratégia acaba trazendo um reforço positivo, sempre que suas metas forem alcançadas. Assim você continua motivado cada vez mais.

Planeje sempre e não deixe de sonhar nunca. Seja para agora, para daqui a 6 meses, ou para 2 anos. O importante é sempre ter em mente todos os seus planos e desejos futuros. Crie listas, ou coisas do tipo. Assim você se sentirá mais motivado a chegar lá. E não se esqueça, o céu é o limite!

Juntando essas dicas, com toda a certeza você conseguirá colocar tudo em ordem e não terá problemas para voltar ao ritmo de estudos com muito empenho e dedicação. (:

 

E se você quiser saber mais dicas sobre como estudar melhor, leia esta outra matéria aqui também:

5 dicas para ser produtivo nos estudos

Leave a Reply