Saiba o que Fazer Agora para ter Mais Dinheiro no futuro

E ai jovem? Como tem estado sua relação com o seu dinheiro, hein? Está conseguindo administrá-lo tranquilamente ou você sempre tem a sensação de que queria um pouquinho mais? Lidar com finanças e gastos nunca foi fácil, não é mesmo? Mas nós vamos lhe dar algumas dicas que podem ajudar muito!

COMECE A SE ORGANIZAR:

A partir de agora, sempre que você for comprar algo não se esqueça de guardar suas notas fiscais. Fazer isso pode parecer bobo, mas vai servir para que você fique ciente de cada um dos seus gastos. Com elas você pode passar a anotar seus Gastos Semanais, e assim observar como foi o seu progresso durante o mês. E se você não quer anotar num caderninho, é só procurar aplicativos que façam isso por você. Vai ficar tudo na mão!

FIQUE DE OLHO:

Quanto dinheiro você tem nas mãos durante o mês? É uma mesada? Um presente que você ganhou da sua avó de aniversário? Umas notas que seu pai gentilmente lhe deu após encontra-las no bolso da antiga calça? O importante é que você comece a perceber isso para entender o que tem e o que pode gastar. Depois disso, você deve se perguntar:

O que eu quero agora? O que eu quero logo? E o que eu quero ter daqui a um tempo?

Isto vai te ajudar a relacionar seu dinheiro com os seus possíveis objetivos. Coisas como comprar uma calça nova, comer seu doce favorito toda vez que sai da escola, ou almejar um celular novo devem ser pensadas e repensadas antes de serem feitas. Por isso se pergunte: Você quer? Ou você precisa?

Seu dinheiro tem muito valor. Por isso, muitas vezes o melhor a se fazer é deixar de gastar agora, e poupar para comprar depois.

UM POUQUINHO A MAIS:

Você faz algo diferente? Tipo um bolo gostoso que todos adoram, um artesanato, ou se dá bem com cãezinhos? Ou até mesmo sabe mexer bem na internet? Que tal aproveitar o fim de semana (ou as futuras férias) para ganhar uma graninha a mais? Se ofereça para passear com os cachorros do seu vizinho, ensine seu avô a mexer na internet, ou fique de babá dos seus primos enquanto seus tios dão uma volta por aí. Use coisas como essa ao seu favor. Tudo depende da sua vontade e habilidade.

PASSEIOS ACESSÍVEIS:

Crie o habito de pensar em passeios mais baratos, ou gratuitos. Que tal buscar shows e festivais ao ar livre? Ou marcar para ir em exposições, teatro e cinema em dias de promoção? Muitos lugares são adeptos a meia entrada, o que facilita muito. Sem contar os Centros Culturais e Museus que geralmente são gratuitos. E se for bater aquela fome, você pode levar lanches de casa mesmo. Isso diminui o gasto, e você não precisa pensar sempre em comer em fast foods, ou no shopping.

SAIBA GASTAR E ECONOMIZAR AO MESMO TEMPO:

Sempre guarde ao menos 15% do seu dinheiro num cofre, e só o abra meses depois. Lembra-se dos planos a médio e longo prazo? Pois é aí que você vai investir seu dinheirinho. Você pode nem perceber, mas quando se der conta, você vai ter uma grande quantia guardada. E assim poderá investir em coisas como um curso que quer fazer, um videogame, ou até um novo smarthphone. Aliás, nem sempre é necessário investir naquele que é o modelo mais recente. O importante é que ele seja útil e funcional para você, e que se encaixe com o seu orçamento planejado.

Espero que essas dicas tenham sido importantes não só para agora, mas também para que no futuro você se torne um jovem responsável que administra e investe bem tudo o que ganha!

Leave a Reply