Os jovens estão preparados para entrar no mercado de trabalho?

Tentando entender e responder essa pergunta, uma instituição dos Estados Unidos, resolveu realizar uma pesquisa no ano de 2006, com o objetivo de entender quais habilidades seriam majoritárias e esperadas pelos empregadores nos anos seguintes. Entre elas foram listadas como principais: pensamento crítico, conhecimento da tecnologia, liderança, trabalho em equipe, entre outras. O ponto nessa discussão é que, mesma com dados de quase 15 anos, o resultado ainda é o mesmo; milhões de jovens não estão preparados para iniciar uma carreia.  

Conquistar o primeiro emprego é um passo importante na vida de todo jovem. Junto às expectativas sobre a entrada no mercado de trabalho, há também uma mistura de insegurança e incerteza sobre qual o melhor caminho a seguir para conquistar a vaga tão sonhada.

O que mais chama atenção no estudo é que a maioria dos jovens tiveram suas menores pontuações nos conceitos considerados básicos pelos recrutadores, como conhecimento em línguas estrangeiras, história, geografia, economia e até mesmo compreensão em leitura. Um resultado que vai ao encontro das pesquisas feitas no nosso país, que apontam um déficit considerável na educação nacional. Pincipalmente nas classes mais baixas.  

O domínio pleno destes conhecimentos já erram considerados essenciais na época em que a pesquisa foi realizada. Hoje, tais tópicos não são nem listados em uma vaga, pois todos os recrutadores consideram essas habilidades já incorporadas. Diferentemente da realidade, que ainda aponta baixos índices de conhecimentos por parte dos jovens.  

Vivemos em um cenário que exigi um aumento de qualidades humanas, como a criatividade, o trabalho em equipe, a persistência e a abertura ao novo. Saber analisar assuntos de conhecimento geral e mais ainda ter um panorama claro sobre a política nacional. Seja através dos estudos em sala de aula, jornais televisivos ou matérias pela internet, os jovens precisam estar atentos as notícias do mundo, sendo capazes de montar um raciocínio crítico sobre assuntos importantes.  

Com isso, espera-se que as escolas atuais preparem as crianças e jovens para uma educação que seja capaz de desenvolver tais habilidades, que não sejam apenas disciplinas básicas e sim aprendizados permanentes para toda a vida. O que também significa, por outro lado, a necessidade de dar uma novo significado à formação dos professores.  

Conheça a rede de Franquias Enjoy agora mesmo clicando aqui!

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress