Instituto, associação ou fundação?

Por aqui nós já conversamos sobre como funciona nossa instituição, nossos parceiros e até mesmo nossos professores. Porém, ainda existe uma dúvida que é comum entre muitos e vamos esclarecer agora. Você sabe qual a diferença entre instituto, associação e fundação? Por que o Instituto Enjoy leva esse nome? Essas são dúvidas corriqueiras, uma vez que todos esses termos são utilizados frequentemente para dar nomes a espaços muito parecidos.  


No momento em que grupos de pessoas se reúnem com o intuito de criar uma organização com fins em prol da sociedade, é necessário se atentar as diferenças para se chegar ao objetivo em questão com mais eficácia.

Podemos começar primeiramente com o termo “Instituição” uma nomenclatura genérica para falar sobre empresas ou pessoas jurídicas que não possuem nenhum fim lucrativo, podendo ser usado para fundações e associações, mesmo princípio usado para entender a palavra ONG – Organização não-governamental.  

Do outro lado estão as organizações de pessoas jurídicas, ou seja, que atuam a partir das diretrizes do código civil brasileiro. São elas as sociedades, as organizações religiosas e os partidos políticos, por exemplo, que possuem direitos e obrigações a serem seguidos e sendo responsáveis pelos seus atos. Ou seja, todas as citadas anteriormente são chamadas também de entidades privadas, sem fins lucrativos.  

O mesmo acontece com os institutos, classificados como organizações de pessoas jurídicas que não possuem fins lucrativos. Porém, os institutos são organizações permanentes criadas com um propósito definido. No geral, elas podem ser destinadas a fins de pesquisas ou até mesmo com fins filantrópicos, que é o caso da grande maioria. 

Porém, ainda não existe uma definição legal para a palavra “Instituto”, o que dificulta a diferenciação entre as três principais palavras (associação e fundação). Fica claro apenas a divisão de pessoas jurídicas e físicas.  

No caso do Instituto Enjoy, temos como foco principal levar educação, esporte e cultura para os mais de 450 alunos matriculados em nossa instituição sem fins lucrativos, sobrevivendo por meio do nosso principal mantenedor- Enjoy Inglês Profissionalizante – e doações de outras empresas e colaboradores da região.  

Ficou interessado? Conhece a rede de Franquias Enjoy clicando aqui!

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress