Ler para as crianças é o melhor investimento

Uma questão existencial vive assombrando os pais: como ocupar o tempo dos filhos a fim de ajudá-los a elevar os níveis de desenvolvimento? O risco nesse campo é tender para o excesso, promovendo uma agenda repleta de atividades ou equipando a criança com todo tipo de tela preta – TV, computador, celular. 

O hábito da leitura durante a infância estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento dos pequenos, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção. Além disso, o apego aos livros pode despertar na criança a curiosidade para o mundo e se tornar um hobby bastante prazeroso.

Passando de uma geração à outra, contar histórias continua sendo uma das mais antigas tradições da humanidade. Esse hábito consiste em uma trilha benéfica para o estímulo do raciocínio e da imaginação durante a infância.  

A ciência, que já vinha estudando as vantagens da leitura em família desde os primeiros anos de vida, abriu um novo capítulo neste tópico ao observar o estímulo do cérebro infantil quando escuta o enredo de um bom livro. Na fase que começa nos primeiros meses até alfabetização, o cérebro produz sinapses como em nenhuma outra etapa. Por isso, costuma ser comparado a uma esponja, devido a sua capacidade de absorver estímulos, e é aí que os livros desempenham função valiosa. 

No Instituto Enjoy o incentivo à leitura é uma constante para as mais de 450 crianças que frequentam o espaço. Os empresários Denis Sá e Oswaldo Segantim, fundadores da franquia Enjoy Inglês Profissionalizante, que mantem o Instituto, buscam sempre implementar atividades que aumentem o repertório linguístico dos alunos.  

Abaixo, os especialistas do Instituto Alfa e Itaú Social ensinam a tirar melhor proveito da leitura ao lado dos filhos: 

1. Rotina

Estabelecer um horário diário para contar histórias ajuda a sedimentar o hábito. 

2. Ambiente

 Priorizar silêncio e conforto desestimula a busca por telas e outras distrações 

3. Seleção

Atente para a faixa etária da obra e escolha um tema que esteja no ciclo de interesses da criança 

4. Cadência

Não acelere o passo. O objetivo é ampliar palavras e ideias e não alcançar o ponto final 

5. Texto

Não conte o enredo do livro com as próprias palavras. Este erro tão comum impede a criança de aumentar o vocabulário e aprender a estrutura formal da língua. 

6. Interação

Faça perguntas ao longo da leitura, siga com a conversa depois de fechar o livro e dê um impulso à imaginação projetando a criação de um novo final. 

Conheça agora mesmo a rede de Franquias Enjoy clicando aqui! 

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress