Música transforma vidas

O desenvolvimento cultural e psicomotor ganha muito estímulo com a Educação Musical. Obrigatória desde 2012 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tanto escolas públicas como privadas precisam oferecer esse conteúdo aos alunos.  

A educação no Brasil, passa por processos de amadurecimento a cada ano. Os engessados planejamentos de ensino foram ganhando novos contornos e as artes conquistando seu espaço na grade curricular.   

Atento aos movimentos que agregam valor aos alunos, o Instituto Enjoy oferece aos mais de 450 jovens e crianças da periferia de Carapicuíba, na Grande São Paulo aulas de esportes, teatro, dança, música, percussão, além de inglês e informática.  

“A instituição significa uma saída para muitos jovens que passam suas tardes nessas oficinas”, explica Oswaldo Segantim, um dos fundadores da franquia Enjoy Inglês Profissionalizante, empresa que mantem o Instituto Enjoy. 

“Tocar, ouvir, criar e entender sobre a História da Música são pontos fundamentais de ensino”, explica a professora do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Teca Alencar de Brito. “Não se pode ensinar Música a partir de uma visão utilitarista. Estamos falando de arte. É preciso explorar as sensibilidades”, afirma a especialista.  

E esse é o conceito que o Instituto aplica aos seus alunos. “A música dentro do Instituto tem um papel muito importante. Nas aulas buscamos desenvolver a sensibilidade, criatividade, ritmo, respeito ao próximo e socialização aos nossos alunos”, afirma Denis Sá, também fundador da franquia Enjoy Inglês Profissionalizante. 

Alunos do Instituto Enjoy durante as aulas de música. (Vídeo gravado antes da quarentena)

 Especialistas dizem que quanto mais cedo se iniciar o trabalho musical junto às crianças mais resultados referentes à concentração e a memória vão ser obtidos. Diversos fatores que também ganham destaque com o aprendizado da música são o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico. 

Outro detalhe das aulas de música do Instituto Enjoy é que elas não são maçantes e mecânicas. “Nossos professores estimulam e desafiam a criatividade dos alunos o tempo todo”, afirma Sá. “Nosso propósito é transformar vidas”, conclui Segantim. 

Saiba mais sobre o trabalhado da rede de Franquias Enjoy clicando aqui!

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress