O desenvolvimento cultural e psicomotor ganha muito estímulo com a Educação Musical. Obrigatória desde 2012 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tanto escolas públicas como privadas precisam oferecer esse conteúdo aos alunos.
A educação no Brasil, passa por processos de amadurecimento a cada ano. Os engessados planejamentos de ensino foram ganhando novos contornos e as artes conquistando seu espaço na grade curricular.
Atento aos movimentos que agregam valor aos alunos, o Instituto Enjoy oferece aos mais de 450 jovens e crianças da periferia de Carapicuíba, na Grande São Paulo aulas de esportes, teatro, dança, música, percussão, além de inglês e informática.
“A instituição significa uma saída para muitos jovens que passam suas tardes nessas oficinas”, explica Oswaldo Segantim, um dos fundadores da franquia Enjoy Inglês Profissionalizante, empresa que mantem o Instituto Enjoy.
“Tocar, ouvir, criar e entender sobre a História da Música são pontos fundamentais de ensino”, explica a professora do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Teca Alencar de Brito. “Não se pode ensinar Música a partir de uma visão utilitarista. Estamos falando de arte. É preciso explorar as sensibilidades”, afirma a especialista.
E esse é o conceito que o Instituto aplica aos seus alunos. “A música dentro do Instituto tem um papel muito importante. Nas aulas buscamos desenvolver a sensibilidade, criatividade, ritmo, respeito ao próximo e socialização aos nossos alunos”, afirma Denis Sá, também fundador da franquia Enjoy Inglês Profissionalizante.
Especialistas dizem que quanto mais cedo se iniciar o trabalho musical junto às crianças mais resultados referentes à concentração e a memória vão ser obtidos. Diversos fatores que também ganham destaque com o aprendizado da música são o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico.
Outro detalhe das aulas de música do Instituto Enjoy é que elas não são maçantes e mecânicas. “Nossos professores estimulam e desafiam a criatividade dos alunos o tempo todo”, afirma Sá. “Nosso propósito é transformar vidas”, conclui Segantim.
Saiba mais sobre o trabalhado da rede de Franquias Enjoy clicando aqui!