Se você estuda língua estrangeira, provavelmente já usou alguma música para entender, praticar a gramática ou ampliar o vocabulário, certo? De acordo com Denis Sá, cofundador do Instituto Enjoy, usar música é uma das melhores maneiras para estudar. “Não apenas torna este momento mais divertido, mas também facilita a memorização e possibilita uma variedade muito grande de conteúdo a ser estudado”, explica.
Mas para isso funcionar não vale apenas abrir o Spotify e acompanhar a letra da canção. Confira abaixo cinco dicas para tirar o máximo de proveito do estudo:
1- Escolha a música correta
Pode parecer óbvio, mas escolher a música certa na hora de estudar faz toda a diferença. Se você for iniciante, não é recomendado escolher uma música com um vocabulário cheio de gírias. Escolha uma canção mais lenta, e se possível, que repita a mesma estrutura várias vezes.
2- Pesquise o vocabulário
Identifique as palavras que você já conhece na música, e depois busque aquelas que ainda não conhece no dicionário. O objetivo é entender como as palavras funcionam, e não apenas traduzi-las. Tente encontrar expressões que você não conhecia, pois elas ajudam a enriquecer o seu vocabulário.
3- Preste atenção na pronúncia das palavras
Atente-se em qual é a nacionalidade do artista escolhido pela pronúncia, acentuação e sotaque, já que eles têm variações entre os países.
4- Procure pontos gramaticais que você já conhece
Neste exercício você consegue buscar os pontos gramaticais que já estudou, e verificar como são usados na música. Mas atenção: muitos artistas colocam erros propositais na letra por motivos diferentes. Então, se encontrar algum, tente reescrever o verso corretamente para praticar ainda mais.
5- Cante junto
Solte essa voz! Com este exercício, além de se divertir, você consegue praticar a própria pronúncia, lembrar do vocabulário e das construções gramaticais. Se errar ou esquecer da letra, não desanime. O objetivo é aprender e se divertir ao mesmo tempo.
Conheça agora mesmo a rede de Franquias Enjoy clicando aqui!