‘Aprendizado nunca é demais’, já diziam nossos avós e nossos pais complementam com a frase: ‘a maior herança que posso te deixar é a cultura’. São duas falas antigas, mas que são tão atuais como várias situações de vulnerabilidade que nunca foram vividas antes e que assustam muito a todos.
Diante de tantas incertezas que rondam a humanidade diariamente, o Instituto Enjoy se diferencia na proatividade de oferecer a cerca de 450 crianças e adolescentes carentes da cidade de Carapicuiba oficinas de esportes, teatro, dança, percussão, além de aulas de inglês e informática, tudo voltado ao incentivo para que os atendidos sejam direcionados ao mercado de trabalho e que tenham também conhecimento para empreender em um futuro próximo.
Um dos principais objetivos do diretor geral da Enjoy Inglês Profissionalizante, mantenedora do Instituto, é o reforço junto aos jovens de que todo conhecimento adquirido deve ser ampliado. “Friso que depois de uma oficina onde se aprende algo sobre arte, por exemplo, vale muito a pena ir buscar mais conhecimento em aplicativos que oferecem visitas on line a museus”, diz. “Sempre gosto de unir várias pontas, aqui ensinamos arte e informática, juntas são mais fortes e ampliam o conhecimento e abrem perspectivas para essa juventude”, comemora Sá.
Nem sempre uma viagem está na prioridade ou mesma na condição de vida das pessoas, mas conhecer o mundo por meio dos recursos on line faz as pessoas poderem sonhar. E uma das dicas é visitar o site do Museu do Louvre, na França. Por ele é possível ver a mulher mais famosa do mundo, a Monalisa, além das infinitas galerias do museu, com visão 360º. Trocando de país, na Itália, tem o Museu do Vaticano, que fica em Roma. No site é possível conhecer a Capela Sistina e o museu da Igreja Católica, história da arte pura. Mudando de continente o Museu de História Natural, nos Estados Unidos, tem um site que é uma experiência muito divertida, lá é possível conhecer salas e exibições permanentes e temporárias.
Aqui no Brasil também existe visitas. No Museu Nacional da UFRJ tem um tour virtual com imagens capturadas pelo Street View desde 2016 e que mostra o lugar antes do incêndio, dando pra conhecer Luzia, o fóssil humano mais antigo da história.
Conheça mais sobre o trabalhado da Rede de Franquais Enjoy aqui.