Quem acompanhou os últimos acontecimentos do mundo pop, certamente testemunhou a sensação Bridgerton produzida pela Netflix. A série lançada no dia 25 de dezembro de 2020 acumulou mais de 63 milhões de visualizações e leva a posição de 5ª série mais assistida do serviço de streaming.
O grande sucesso foi inspirado na coleção de oito livros da escritora Julia Quinn, e adaptado para as telas por Shonda Rhimes – conhecida pelas gigantes Greys Anatomy e How to Get Away With Murder. Cada livro tem como enredo principal um dos irmãos/irmãs Bridgerton, sendo o primeiro sobre Daphne.
Além de expandir os conhecimentos culturais sobre a Inglaterra do século XIX, a série não é apenas um entretenimento de final de dia, mas também uma ótima forma de praticar o inglês britânico.
Mas o que difere o inglês europeu do inglês americano? Ao contrário do que aconteceu com o português, que no decorrer de quatro séculos se desenvolveu em dois dialetos consideravelmente diferentes em Portugal e no Brasil, as diferenças entre os dialetos britânico e norte-americano são menos significativas e encontradas principalmente no sotaque, e consequentemente na pronúncia. Entretanto, podemos encontrar também algumas distinções na ortografia e na gramática.
Sem sombra de dúvidas, o inglês falado nos Estados Unidos é predominante em relação ao falado no Reino Unido, mas isso não significa que um é mais correto que o outro. Essa influência é um reflexo da grande presença da mídia estadunidense ao redor do planeta, por meio de conteúdos superconsumidos como filmes, séries, músicas, livros e outras diversas manifestações culturais que acabaram se espalhando por todo o mundo após o país se tornar a grande potência mundial.
No entanto, até o final do século XIX, como mostra a série, o cenário global era diferente. Nessa época a Inglaterra possuía o posto de superpotência mundial e tinha a sua cultura fortemente propagada pelos quatro cantos do mundo.
Se você também está surfando no hype de Bridgerton e quer expandir seu vocabulário britânico com a série, aqui vai uma dica: o aplicativo Language Learning With Netflix, disponível em todas as plataformas para download é uma ótima ferramenta para exercício. O app possui legendas exibidas em dois idiomas, permitindo que você compare o áudio e o texto com a tradução em seu idioma, além de permitir ouvir uma legenda de cada vez e alterar a velocidade da reprodução, entre outras funções.
Conheça a rede de Franquias Enjoy agora mesmo clicando aqui!