Desde o início da pandemia, várias imagens do novo coronavírus já circularam pela internet: uma pequena bola rodeada por estruturas pontiagudas, as chamadas proteínas spike. E se eu disser que agora é possível escutá-las? Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu reproduzir a estrutura da coroa do vírus em música!
As spike são formadas por aminoácidos, assim como todas as proteínas. Utilizando uma técnica chamada de sonificação, os pesquisadores atribuíram uma nota para cada aminoácido em determinada escala musical. A próxima etapa foi escolher os instrumentos musicais baseados em gostos pessoais, no qual o principal foi o koto, típico do Japão.
Com uma ajudinha da inteligência artificial, o resultado foi um áudio de quase duas horas. O software organizou as notas uma atrás da outra e acertou o volume e duração com base na realidade, porque os aminoácidos muitas vezes se apresentam dobrados na forma de hélice ou esticados, algo que altera a estrutura da proteína.
Mas você deve estar se perguntando: por que eu quero ouvir o som de um vírus que já causou mais de milhões de mortes ao redor do mundo? A resposta é que além de ser uma forma de expressão artística, a pesquisa possui um gigante valor científico e, de acordo com Dennis Sá, cofundador do Instituto Enjoy, “oferecer conteúdo diversificado e rico de informações, que possam ampliar os horizontes e a cultura dos nossos alunos é uma das nossas metas”, diz.
A sonificação do vírus ajuda a ilustrar as informações além da visão, possibilitando a escuta dos aminoácidos, e isso oferece aos cientistas uma nova base de dados que possibilita a procura por características específicas da proteína em busca de um medicamento, por exemplo. As spike são fundamentais para o vírus entrar em uma célula humana, e encontrar uma arma para agir contra elas é uma tática que os cientistas do mundo inteiro estão buscando.
Se você está curioso para escutar som do coronavírus, o pesquisador principal do estudo e musicista, Markus Buehler, publicou o resultado.
Conheça agora mesmo a rede de Franquias Enjoy clicando aqui!